sábado, 4 de abril de 2009






O ensino a distância

Para começar este blog nada melhor que comentar um pouco sobre a minha atuação profissional. Sou professora. Atualmente, estou ministrando aulas de Direito numa instituição de ensino superior no modelo de educação a distância.
Ensinar neste modelo é algo muito interessante. A priori, é possível supor que o fato das aulas serem telepresenciais promove falta de interação na relação professor-aluno. Contudo, da mesma forma que você que lê meu bolg neste momento está me conhecendo um pouco mais, seja pelas coisas que escrevi, seja pelas imagens ou seja ainda pelo próprio modo com o qual me expresso e que sem dúvidas revela características do emissor... e, além disso, pode interagir comigo postando comentários e/ou acrescentando opiniões, eu e meus milhares de alunos espalhados pelo Brasil também mantemos uma interação ativa e relevante.
Muito embora eu não veja meu aluno, acabo conhecendo muitos deles a partir das respostas que eles emitem diante dos questionários, dos desafios, das charges, e de todo o feedback que obtenho diante das requisições escolares.
Fóruns, chats, serviço de atendimento, interação via e-mail e outros, são grandes ferramentas a serviço da educação das quais me utilizo diariamente para levar e obter conhecimento a partir deste modelo educacional. E, com este depoimento, desejo compartilhar com vocês que por ora me prestigiam, e que possuem interesse ou mesmo apenas curiosidade sobre o tema que, o modelo de educação a distância é algo que funciona e que tem transformado vidas, não obstante as críticas e os pontos que ainda precisam ser melhorados. Aliás, falar de educação é falar sobretudo em boa vontade e compromisso... tendo isto, dificilmente modelos educacionais não se concretizam!!
Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário